- Área: 800 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Fran Parente , Danilo Zamboni
-
Fabricantes: Cia de Iluminação, Legno Marcenaria, Reka Iluminação
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada pelo arquiteto modernista Zenon Lotufo no fim da década de 40, essa casa foi totalmente restaurada e ampliada para receber uma família e atender a nova maneira contemporânea de morar. A casa originalmente térrea e de telhado tipo borboleta, recebeu um novo bloco superior, uma edícula e o uso do recuo frontal foi totalmente reformulado.
O projeto busca ressaltar os elementos originais, como o piso de taco bicolor, caixilhos com gradil, porta pantográfica e revestimentos externos, que foram totalmente recuperados valorizando a arquitetura original. A planta recebeu grandes adaptações com a criação de novos banheiros, divisões, setorização e a criação de uma escada que leva para o novo andar superior que abriga escritório e cinema. Seguindo a forma orgânica de alguns elementos originais da casa, como a marquise e a caixa d’água, o novo volume superior pousa delicadamente no corpo principal da casa em harmonia com a construção original.
A marquise, originalmente garagem, cresceu e recebeu um novo uso. É o acesso principal, além de abrigar a área de churrasqueira, refeições e um estar com lareira, totalmente integrado com a sala e o jardim.
Novas claraboias se juntam as já existentes no desenho original destacando o uso da luz natural, assim como o recorte na laje ao fundo da churrasqueira que recebe um pequeno jardim.
A nova garagem, no recuo frontal, recebeu elementos vazados contemporâneos, que remetem à arquitetura modernista e se voltam para o jardim com um grande pano orgânico em conjunto com as curvas do bloco superior e marquise.
Uma pequena edícula foi criada no jardim do fundo, abraçando a goiabeira existente. O plano de tijolos remete ao assentamento original das empenas laterais da casa. Esse mesmo assentamento é aplicado também no novo muro externo.